Bruno é um novo empreendedor que precisa aprender muito ainda. É um novo cliente corporativo que já conhece nossos produtos e decidiu fazer a revenda. Após uma breve negociação de preços e frete ,a mercadoria foi enviada. Bruno é novo no negócio e não tem contrato com transportadoras, portanto, para agilizar a negociação e aumentar a percepção de valor o fornecedor decide usar o seu contrato e embutir o valor de transporte no preço final dos produtos. Tudo isto ocorre véspera à blackfriday. O fornecedor já trabalha com B2C e os clientes varejo já sabem e esperam bons preços durante a costumeira campanha. Unilateralmente Bruno rejeita a entrega da transportadora pois entende que se ele comprar diretamente através do e-commerce terá melhores condições. Como o frete combinado foi CIF (para melhor atender o cliente), o custo do frete incorre por parte do fornecedor e Bruno exige todo valor envolvido na transação como reembolso. Incansável, Bruno aproveita e faz a compra diretamente no site, diversas compras. Por lei o fornecedor não pode negar uma compra e precisa entregar a mercadoria para um consumidor não-grato. Agora Bruno faz pressão pelo rápido reembolso da primeira compra.
Lições aprendidas:
• Ensinar o cliente a trabalhar como negócio e não varejo (PF). Ele precisa ter seus próprios contratos e entender o que precisa honrar.
• Tenha certeza de que todas as regras estão escritas em propostas.
• Trabalhe com transporte FOB.